segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Começa construção das Clínicas da Família no DF




Samambaia será a primeira cidade do Distrito Federal a contar com duas Clínicas da Família ( também conhecidas como Unidades Básicas de Saúde –UBS). As obras já foram iniciadas na QN 523 e na QS 122. Cada clínica abrigará três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por um médico, um enfermeiro, um dentista, dois técnicos de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. 
Além dessas duas unidades  em construção, Samambaia terá outras duas Clínicas da Família na QS 314 e na QD 302. O Areal – em Taguatinga – também ganhará uma Clínica , assim como o Recanto das Emas, que contará com uma unidade maior, onde irão trabalhar sete equipes. Esses terrenos já estão disponíveis e são áreas previamente designadas à Secretaria de Saúde. 
“A Saúde da Família atua de forma proativa, vai até a população para fazer o levantamento de suas necessidades, dessa forma, com a instalação das Clínicas da Família, teremos um alcance muito maior em termos de abrangência”, explica a subsecretária em exercício de Atenção Primária/SES-DF, Fátima Regina Pinheiro. 
As clínicas são construídas por meio de estruturas modulares e possuem diferença de tamanho, de acordo com o número de profissionais que irão abrigar. Em Samambaia, cada uma medirá 693m² , para ao trabalho de três equipes.
O tamanho da unidade e o número de profissionais com os quais irá trabalhar dependem da população a que se destina. Segundo Fátima, são levados em consideração- entre outros fatores- o número de habitantes que residem nas proximidades e a situação epidemiológica da cidade assistida.

Ao término da implantação, o Distrito Federal contará com cem Clínicas da Família em funcionamento e uma média de 400 equipes da ESF em atuação.
Fonte: SES-DF

Um comentário:

  1. Bom a camunidade está bem feliz pelos andamentos das obras, em fase de construção.

    ResponderExcluir