quarta-feira, 14 de setembro de 2011

GREVE A PARTIR 19/09/2011

Você está em : INFORME-SE!/FIQUE ANTENADO!, publicado em 14/09/11
ACS e AVAS entram em greve a partir de segunda (19/9)
Foto: Jossonhir Brito



Os agentes comunitários de saúde (ACS) e de vigilância ambiental decretaram greve a partir de segunda, 19/9. As categorias reuniram-se em assembleia nessa quarta-feira, 14/9, às 10h, na Praça do Buriti, e decidiram entrar em greve devido ao não cumprimento do acordo, referente às gratificações, firmado pelo governo em julho.

Os agentes decretaram greve após serem informados pelos representantes das categorias que, em reunião na tarde de terça, 13/9, o secretário de administração, Wilmar Lacerda, propôs um reajuste salarial de 49%, que seria pago em quatro parcelas até 2014. O reajuste para esse ano seria de 13%, muito abaixo dos quase 60% de gratificações – GCET, GAB e titulações – propostas em acordo pelo secretário de saúde, Rafael Barbosa. “Seja em forma de reajuste salarial ou gratificações, a categoria não abre mão dos 60% que foram acordados com o governo”, disse o agente comunitário de saúde Etieno de Sousa. 

Segundo Maria Shirley, representante dos ACS, não há mais como segurar a greve. “Como o acordo não foi cumprido agora não tem mais jeito. Vamos parar!”, declarou. O presidente do SindSaúde, Agamenon Torres, participou da assembleia e apoiou a paralisação dos agentes. “O Sindicato dará total apoio a realização da greve a partir da segunda-feira”, afirmou Agamenon.

Após a assembleia, os agentes fecharam o trânsito do Eixo Monumental no sentido Plano Piloto – Rodoferroviária (antiga) por aproximadamente duas horas. A pista só foi desocupada quando o secretário Wilmar Lacerda recebeu os representantes dos agentes no Palácio do Buriti, e comprometeu-se a conversar com o governador Agnelo e com o secretário de saúde para que alguma providencia seja tomada.

Reunião com o secretário de administração

Representantes dos ACS e AVAS reuniram-se com o secretário de administração, Wilmar Lacerda, na terça, 13/9, antes da assembleia. Durante o encontro, Wilmar apresentou uma nova proposta de reajuste salarial, que foi recusada pelos agentes por não incorporar imediatamente os 60% que seriam adquiridos com as gratificações. Uma nova reunião foi marcada, a pedido do secretário, para quinta, 22/9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário